domingo, 10 de abril de 2011

Pense em mudar suas atitudes

Olá amigos, amigas e seguidores do blog Biblioteconomia Sustentável.

Nesta 1ª postagem, retirei uma matéria da Veja.com para debatermos o que nós como bibliotecários e futuros bibliotecários podemos fazer para resolver a situação do lixo urbano.

Reciclagem e coleta seletiva

Cada brasileiro produz, em média, 1 quilo de lixo por dia, uma quantidade pequena se comparada com os 3 quilos de cada americano. Mas, somando o descarte de todos os cidadãos, o monturo diário no Brasil chega a 170.000 toneladas. Dessa montanha de sujeira, o país reaproveita apenas 11% - cinco vezes menos do que os países desenvolvidos. A maior porção desses detritos é matéria orgânica, que pode ser convertida em adubo. O que resta é composto, majoritariamente, por vidros, plásticos, papéis e metais, os materiais recicláveis por excelência. Os índices brasileiros de reciclagem desses produtos variam muito. O Brasil é campeão mundial no reaproveitamento de garrafas PET e latas de alumínio, mas, por outro lado, despeja a maior parte dos plásticos e latas de aço nos "lixões" a céu aberto. Atualmente, apenas 327 municípios dispõem de algum sistema público de coleta seletiva. Dar um destino adequado ao lixo é um dos grandes desafios da administração pública em todo o planeta. Atualmente, compram-se muito mais produtos industrializados do que na década passada, incluindo alimentos e bebidas. Alguns países, porém, já descobriram como transformar objetos sem valor num grande negócio. Conheça os principais processos de reciclagem, seus benefícios e os índices brasileiros e mundiais.
Veja a matéria na íntegra: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/reciclagem/index.shtml

Então, o que você pode fazer?

3 comentários:

  1. Olá Denis!
    Muito interessante a proposta do blog! É um tema que interessa e causa preocupação em que realmente se importa com a preservação do meio ambiente. O que podemos fazer? Bom, a conscientização vem em primeiro lugar. Acredito que tb devemos cobrar do poder público mais serviços como a coleta seletiva. Em meu bairro, por exemplo, não existe esse tipo de coleta. Devemos consumir com consciência, selecionar e dar a destinação correta ao lixo produzido.
    Mais uma vez parabéns belo blog!

    ResponderExcluir
  2. Regiane
    Obrigado por participar, assim como você pensa cobrar do poder público é o primeiro passo, mais nos também como bibliotecários podemos plantar a semente nos usuários, de modo a transformá-los em consumidores críticos e conscientes de suas ações, a final somos formadores de opinião e de uma sociedade mais justa.

    ResponderExcluir
  3. Na era do consumismo nada melhor do que educar a todos que há a necessidade de consumir com moderação.
    Brincadeiras a parte, adorei seu Blog e o assunto!
    Sucesso

    ResponderExcluir