domingo, 1 de maio de 2011

Leis burocráticas que atrapalham as cooperativas

 Caro amigos e participantes do blog do bibliotecário sustentável,
 Selecionei duas matérias que selcionei da Folha.com, no caderno Cotidiano do dia 10/04/2011, onde retirei alguns excertos para que dialogarmos sobre as políticas públicas ineficientes perante ao problema do lixo.


"O decreto 51.907/10, assinado pelo prefeito Gilberto Kassab em novembro, esses condomínios só podem contratar prestadores cadastrados pela prefeitura, sob pena de multa de R$ 1.000 e perda do alvará de funcionamento."











 Desse modo o nosso dignissímo prefeito com sua burocrática atrapalha diversas cooperativas de exercer de entrar na legalidade e gerar renda através dos materiais recicláveis. Porém, esse não é o grande problema de condomínios residenciais, mas também os de empresas que precisam se adequar a nova lei. Concomitantemente, Governo e Município devem promover políticas públicas de coleta seletiva com mais triagem, separação de resíduos sólidos e, essencialmente, o incentivos fiscais às empresas que tratam seus resíduos gerados.

Bom, gostaria de saber a opinião de vocês a respeito dessas reportagem e o que  pode- se fazer para melhorar a situação atual dos resísuos sólidos residenciais e empresariais?


Referências:

DESIMONE, Mariana.Coleta de lixo em prédios esbarra na burocracia após decreto. http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/900731-coleta-de-lixo-em-predios-esbarra-na-burocracia-apos-decreto.shtml

DESIMONE, Mariana. Prédio deve se organizar para separar materiais descartados. http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/900780-predio-deve-se-organizar-para-separar-materiais-descartados.shtml

2 comentários:

  1. Ou seja ao invés de facilitar e incentivar, vamos burocratizar o processo.

    Bem, se o nosso digníssimo prefeito fosse inteligente e empreendedor,faria parcerias e incentivaria a reciclagem, ao invés de desestimular pela burocracia.

    Contudo, não podemos pedir muito dele né? Afinal de contas ele deve estar pensando na próxima eleição. E quem sabe, talvez, se não chover, e der samba, farão depois da Copa e das Olímpíadas alguma política pública com fins lucrativos ou eleitoreiros para o meio ambiente ou para qualquer outra área carente de atenção.

    ResponderExcluir
  2. É por isso que enfatizo a importância que nos temos na disseminação da informação correta aos usuários, de modo a torná-los cidadãos críticos e que cobrem providências!
    O que os ammigos do blog, que soluções proporia???

    ResponderExcluir